Manor TNT: funciona, mas não funciona.

Iniciado por MrWhite, 13 de janeiro de 2015, 03:50

tópico anterior - próximo tópico

MrWhite

Entra ano, sai ano... e o manor continua essa zueira.

Ao meu ver, a staff simplesmente se acomodou a dizer que "manor é responsabilidade dos lords". E não digo que se acomodou pra ofender, mas sim por ver que virou resposta padrão e automática - quem já jogou/joga WoW deve conhecer o bordão "working as intended" dos gms de lá. Acomodação por ser mais cômodo transferir toda a responsabilidade pros lords.

Mesmo sabendo que a staff tem mantido esse posicionamento rígido há bastante tempo, quero defender o porquê do manor precisar de uma intervenção.

Sim, configurar o manor é responsabilidade dos lords. O jogo foi desenvolvido desse jeito, fato. Mas ele foi desenvolvido pra ser assim no retail, onde a rate é x1, adena não vem fácil, os lords ganham com os crops e, por isso, têm interesse em configurar o manor, etc. Aqui é um servidor diferente, com características diferentes. O que foi desenvolvido pra ser de um jeito lá, não necessariamente vai ser o adequado pra as características daqui. Job manager, AIO, duração dos buffs e, principalmente, .vendendo, .comprando, .craftando e .offline são a prova de que algumas modificações são cabíveis e só trazem benefícios.

Dito isso, eu acho, sim, que a staff deveria pensar com mais carinho no assunto, porque os lords são responsáveis pelo manor, mas a staff é responsável pelo server. A configuração regular do manor ajudaria o server de várias maneiras:

  • haveria muito mais matéria-prima sendo comercializada. E o melhor: por muitas pessoas diferentes, quebrando monopólios;

  • haveria uma variedade maior na comercialização de itens craftados desde o grade B (quantos não comprariam sets BW se vissem alguém vendendo em giran por um bom preço?);

  • com o estímulo ao craft de itens a partir do grade B, haveria a comercialização das partes desses recipes (ainda falando de BW, partes de bota/luva/armor/calça/helm)

  • a concorrência desses materiais ou itens craftados estimularia o mercado e os preços teriam mais variações;
  • os novatos do server (com ou sem experiência) teriam por onde começar a fazer sua pequena fortuna inicial antes do farm de moonstone, que só é possível a partir de um certo level;

  • haveria mais chars travados em level baixo circulando por aí, catando crops em zonas de level adequado. Além de estimular a criação desses chars, isso dá espaço pra mais gente se conhecer in-game em níveis baixos... ou se estranhar e fazer alguns pvps/pks/inimigos mortais :P;



A falta de configuração do manor, ao contrário, só nos priva disso tudo e prejudica o server, exigindo os cuidados da staff.

Se a staff sair da zona de conforto e interferir no manor, seja colocando configuração automática ou oferecendo algum estímulo aos lords pra que eles queiram e configurem por conta própria, o server só tem a ganhar, nada a perder.

Ex1: O lord não quer configurar o manor? Ok, então depois de X dias ele será configurado automaticamente. As seeds e os crops seguirão uma tabela pré-definida e os lords não ganharão pelo que foi configurado automaticamente. Os "vassalos" poderão usar o sistema de manor, enquanto o lord permanece alheio e sem prejuízos.

Ex2: A staff não quer ter o trabalho de automatizar o manor? Ok, então ao final de cada semana que o lord mantiver o manor configurado, ele receberá um item X ou uma quantidade Y de adena, que seria algo suficiente pra atrair seu interesse, mas não o bastante pra criar um sentimento de revolta nos outros jogadores (que provavelmente até acabariam apoiando, já que ganharão o manor no processo) nem um desbalanceamento no server. O item/valor concedido poderia até ser escalável: quanto mais tempo o manor permanecer configurado, maior a recompensa, até um ponto fixo. Talvez o lord não tenha interesse nas recompensas iniciais e não configure o manor por causa delas, mas ele pode ter interesse na recompensa final e terá que manter o manor até chegar lá.

Ex3: A staff não quer ter o trabalho de automatizar o manor? Ok, então vai haver um npc customizado em giran que venderá as seeds e comprará os crops. As seeds seriam mais caras que no npc original pra estimular que, caso o manor tenha sido configurado, os players prefiram comprar no original; os crops seriam comprados a um preço baixo/médio pra estimular que, caso o manor tenha sido configurado, os players prefiram vender no npc original. Vassalos e lords que configuraram seus manors ganham; lords que não configuraram, não ganham nem perdem.

3 ideias que surgiram enquanto eu escrevia. Não digo que são as melhores, mas também não são absurdas nem impraticáveis. A questão aqui é: do mesmo jeito que, no improviso, eu pensei nessas alternativas, dá pra a staff bolar algum meio de tornar o manor desse server realmente funcional, e não uma coisa que "funciona, mas na verdade não funciona".